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Os sistemas de geração, transmissão e distribuição da EDP Escelsa são comandados por um moderno CO - Centro de Operação e operam interligados ao sistema elétrico da região Sudeste, sendo que a empresa acompanha o nível tecnológico predominante nas maiores concessionárias brasileiras. Como suporte da operação há os sistemas de comunicação da própria empresa, cobrindo todo o Estado:

Carrier, VHF e sistema com fibra ótica e UHF, além dos recursos da rede telefônica do Estado. Encontra-se em implantação a automação de subestações, com a 81% das unidades já operando dessa forma.

A EDP Escelsa atua em 70 municípios do Espírito Santo, compreendendo cerca de 400 localidades, e vem investindo na repotencialização de pequenas usinas hidrelétricas, na substituição de cabos convencionais das redes de 15 kV da distribuição por cabos protegidos, na construção de redes de baixa tensão com cabos isolados e várias outras medidas responsáveis pelo aumento da segurança e diminuição da freqüência e duração dos desligamentos.

A estrutura de operação da EDP Escelsa foi modernizada com a entrada em operação do Centro de Operação - CO e dos 03 Postos de Atendimento - PA´s da distribuição, que substituíram a antiga estrutura com 44 COD's - Centro de Operação da Distribuição. Os PA´s estão localizados na Grande Vitória, COD-PA-Norte em Linhares e COD-PA-Sul em Cachoeiro, em operação 24 horas por dia, modulados em função da área de abrangência. O COD-GV, localizado no Centro Operativo de Carapina, atende à região metropolitana da Grande Vitória, com cerca de 48% dos consumidores da empresa.

Equipes de plantão, de manutenção e equipes com equipamentos para linha viva, manutenção com o circuito energizado, atuam na operação das redes.

A área comercial dispõe de sistemas computacionais adequados à dimensão da empresa e ganhos operacionais vêm se verificando progressivamente. A empresa adota um método para ligar consumidores novos no mesmo dia ou no prazo ajustado com o cliente, uma medida inédita no Brasil.

A EDP Escelsa investiu na informatização das Agências de Atendimento, na implantação da Central de Atendimento a Clientes, CAC - 0800 390 196, atendendo 24 horas, todos os dias, em toda a área de concessão, criando facilidades para os seus clientes, com a adoção de um único canal de comunicação para emergência, serviços e reclamações comerciais, sem custo de ligação e agilizando o atendimento com informações padronizadas via sistema computacional.

Por outro lado, o investimento na modernização tecnológica da CAC - 0800 390 196 melhorou ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos clientes, facilitou o controle gerencial do atendimento e aumentou o número de atendimentos pela URA - Unidade de Resposta Audível - de 1.500 para 100.000 clientes por mês.

Outro setor que teve atenção especial foi o Atendimento Personalizado aos Clientes do Grupo A. Este setor foi estruturado para prestar atendimento com qualidade e agilidade. Estão em desenvolvimento ações visando a melhoria dos procedimentos para ligação de unidades consumidoras THS, monitoramento sistemático de grandezas elétricas e informações comerciais dos clientes, para a prestação de consultoria, novos produtos e serviços. Recentemente a EDP Escelsa publicou um site específico para atendimento e informações a estes clientes.

O investimento em tecnologia possibilitou também a centralização do processo leitura e faturamento otimizando o gerenciamento e controle do processo, que teve como resultado sensíveis melhorias nos índices de refaturamento e reclamações comerciais. O investimento em Sistemas Computacionais avançados estão dando suporte a ampliação da Rede de Agentes Arrecadadores PAGUE FÁCIL, inclusive definindo a localização ótima dos estabelecimentos comerciais, e de Agentes Comerciais, mais próximos dos clientes da empresa através do Geoprocessamento.

Antes da implantação dos agentes parceiros - Arrecadadores e Comerciais, a EDP Escelsa tinha 57 pontos de atendimento aos clientes em todo o estado, representados pelos seus escritórios. Atualmente, além dos escritórios, estão operando 112 Agentes Comerciais arrecadando e prestando serviços e 303 Agentes Arrecadadores PAGUE FÁCIL. Os Agentes Comerciais facilitam a vida dos nossos clientes, na medida em que possibilitaram a ampliação do horário de atendimento, facilitando o acesso aos serviços comerciais fora do horário normal de expediente da empresa.

Fisicamente, estão no Centro Operativo de Carapina, na cidade de Serra - ES, o CO com o COD-GV, o centro de processamento de dados, as oficinas de manutenção de equipamentos, laboratórios, almoxarifado central, equipes de manutenção e construção, inclusive de linha viva, equipes de linha viva e de manutenção e construção, equipes de engenharia e de suporte administrativo, em sua maioria.

A empresa se empenha no atendimento aos bairros da periferia urbana, carentes, através de construção das redes simplificadas de distribuição. Por outro lado, a eletrificação rural está recebendo um programa de obras suportado por recursos próprios da EDP Escelsa além do Luz no Campo, que conta com a participação de recursos públicos.

Mapas com o Sistema de Atendimento da EDP Escelsa:






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