• investidores

  • sustentabilidade

  • parceiros

    • orçamento de projetos
  • fornecedores




english version


versão em português
você está em: home > grandes clientes > alteração da demanda > o que é a demanda

O Sistema Elétrico é constituído por uma malha de distribuição, que são as redes e subestações da concessionária, que alimentam uma diversidade de cargas dos diversos usuários de energia elétrica, tais como: motores, inversores, transformadores, iluminação, etc.

ão e conservação da sua capacidade de atendimento a todos os seus usuários, necessita-se conhecer o limite máximo de utilização que lhe será solicitado, limite este obtido a partir do somatório das cargas instaladas em cada unidade consumidora operando simultaneamente.



O somatório das cargas instaladas operando no mesmo intervalo de tempo, expresso em quilowatts (kW), é denominado "DEMANDA", ou seja, é a capacidade máxima que é exigida do Sistema Elétrico em determinado momento.



Tal conceito é aplicado individualmente a cada unidade consumidora atendida em nível de tensão igual ou superior a 2,3 kV, o chamado "Grupo A", e utilizado na formulação do contrato de fornecimento de energia elétrica, constituindo-se em compromisso do cliente quanto à sua máxima exigência do Sistema Elétrico.

A unidade consumidora do Grupo A deverá assinar contrato de fornecimento de energia elétrica fixando o valor, em quilowatts, de sua DEMANDA que poderá ser única ou segmentada por horário do dia, conforme a estrutura tarifária em que melhor se enquadrar.

Quando os montantes de demanda de potência ativa ou de uso do sistema de distribuição – MUSD medidos excederem em mais de 5% (cinco por cento) os valores contratados, será adicionada ao faturamento regular a cobrança pela ultrapassagem, conforme as regras estabelecidas na legislação vigente.



© Copyright 2011 EDP Escelsa - Espírito Santo Centrais Elétricas SA - Todos os direitos reservados
Distribuidora de energia elétrica, informações sobre eletricidade, conta de luz, consumo de energia.
Grupo EDP no Brasil - EDP Bandeirante, Instituto EDP, Comercializadora, Geração e EDP Renováveis
trabalhe conosco trabalhe conosco