Serviços
Informações
Clientes Alta Tensão
Rede de Atendimento
Conta Cust
Formulários
Fale Conosco

01) De onde vem a energia?

R: A energia vem das usinas (onde é gerada), percorrendo longas distâncias através de linhas de transmissão e quando chega na cidade ela é distribuída pelas redes de distribuição primária, de alta tensão e rede de distribuição secundária, de baixa tensão.

02) Por que, no Brasil, a energia gerada por Usinas Hidrelétricas é mais utilizada?

R: Por causa da disponibilidade de recursos hídricos em nosso país, isto é, grande quantidade de rios com volume e queda d'água. Também devido ao fato dessa forma de geração de energia ter se mostrado das mais econômicas.

03) O que são dutos forçados?

R: São tubulações (canos) por onde passa a água que vem da represa e vai até a casa de máquinas em uma usina hidroelétrica, com a função de girar as turbinas.

04) A energia nuclear é perigosa?

R: A energia elétrica gerada em usinas nucleares, a partir do momento em que foi gerada, torna-se igual a energia gerada por qualquer outra fonte. O perigo se concentra na fase de geração, quando existirem defeitos nos equipamentos que utilizam material radioativo, ocasionando efeitos de poluição por gases e resíduos. Quando todos os dispositivos de segurança necessário estão funcionando de forma correta o perigo é mínimo.

05) Vai faltar energia elétrica no futuro?

R: Pode faltar, quando a economia do país melhorar e se não forem planejadas e construídas outras usinas (o planejamento e a construção de uma usina hidrelétrica leva no mínimo 6 anos). Com o combate ao desperdício de energia elétrica, diminui a possibilidade de faltar energia no futuro.

06) Como é que a energia percorre o fio?

R: Pode-se fazer uma comparação entre o circuito hidráulico e um circuito elétrico. Quando abrimos uma torneira e a água sai, a água está correndo por todo o cano devido à diferença de pressão.
O mesmo acontece no circuito elétrico. Quando queremos utilizar um aparelho eletrodoméstico, há necessidade de energia para que esse aparelho funcione. Desta forma, ligamos o aparelho à tomada.
Devido à diferença de potencial elétrico (tensão), a energia elétrica passa pelo fio até chegar ao aparelho.

07) Por que os fios de redes de distribuição de energia elétrica não são encapados?

R: Em função dos espaçamentos (distância entre os fios) não é necessário o encapamento para isolá-los. Também para permitir dissipação de calor dos fios.

08) Para que servem os transformadores que ficam nos postes?

R: Para transformar a tensão de 13.800 volts da rede para 127 volts, ideal para utilização em residência.

09) Por que quando falta luz na minha casa, não falta na casa do vizinho?

R: Provavelmente porque o poste defronte de sua casa é o final de dois circuitos elétricos e as casas estão ligadas em circuitos diferentes. Também pode ser decorrente de problemas na instalação elétrica da sua casa. No caso de faltar energia elétrica em sua casa, ligue para o plantão da ESCELSA .

10) Por que deve-se elevar e depois rebaixar o nível de tensão da energia elétrica.

R: Porque ao transmitirmos a energia elétrica em tensões mais altas as perdas de energia por aquecimento diminuem, e os cabos podem ter menor diâmetro, reduzindo os custos.

11) Qual é a diferença entre watt, volt e tensão da residência?

R: Watt é a unidade de medida da potência que cada aparelho requer para seu funcionamento e o nome é dado em homenagem ao físico escocês James Watt.
Volt é a unidade de medida da tensão em que é fornecida a energia elétrica. O nome é homenagem ao físico italiano Alexandre Volta.
A tensão utilizada nas residências da área da ESCELSA é de 127 Volts. Somente Alegre e Guaçuí possuem tensão de 220 Volts.

12) Por que só se ouve falar em 110 e 127 V?

R: As tensões corretas na ESCELSA são 127 e 220V, tendo uma pequena variação para mais ou para menos. São as tensões mais comumente usadas na área de concessão das concessionárias. Existem outras empresas que distribuem energia nas tensões 115 e 230V.

13) O que é kWh?

R: É a unidade de medida do consumo de energia dos aparelhos. Corresponde à potência do aparelho (em quilowatt-kW) multiplicado pelo tempo (em hora) de utilização deste aparelho.

14) O que é demanda?

R: É a maior potência solicitada pelos aparelhos ligados num intervalo de tempo. Também pode ser explicada como a quantidade máxima de energia que sua residência utiliza quando todos os aparelhos forem ligados ao mesmo tempo.

15) Por que, às vezes, a energia fica fraca?

R: A energia fica mais fraca porque a rede fica sobrecarregada, ou seja, existem muitas casas utilizando a energia no mesmo instante. Isto faz com que a tensão diminua causando a impressão da energia estar "fraca".

16) Por que acaba a energia em dias de chuva?

R: Normalmente em dias de chuva existe uma grande quantidade de descargas atmosféricas (raios) fazendo com que se crie uma corrente elétrica (induzida) na rede que caminha pelos fios até chegar nos fusíveis dos transformadores, queimando-os. Chuvas com ventos podem provocar quedas de árvores sobre os fios de transmissão de energia, quebrando-os ou causando curto-circuitos, interrompendo desse modo o fornecimento de energia.

17) Deve-se desligar a geladeira ou a TV quando está havendo relâmpagos?

R: Sim. Desta forma os equipamentos estarão melhor protegidos da descarga atmosférica.

18) Por que dá choque quando se coloca a mão na torneira do chuveiro ligado?

R: Só ocorre o choque quando existe defeito no chuveiro (vazamento de energia elétrica), ou em sua instalação (aterramento inadequado, ou inexistente, por exemplo). Mande verificar imediatamente!

19) Por que se toma choque? O choque de 220V é mais forte do que 127V?

R: O que causa o choque é a corrente elétrica que atravessa quando se fecha o circuito com a terra. O corpo, como todos materiais, tem uma resistência elétrica que pode variar de pessoa para pessoa. Quanto maior a voltagem, maior será a corrente e, portanto, mais forte será o choque.

20) Por que o pássaro pousa no fio e não leva choque?

R: Porque ele não fechou o circuito (está pousando em um único fio). Mas não tente imitá-lo! Se ele encostar em dois fios vai levar um choque.

21) Por que o disjuntor desliga?

R: Para proteger a fiação e os equipamentos instalados no circuito, quando há sobrecarga (muitos equipamentos ligados simultaneamente, acima do previsto para o circuito).

22) Por que o fio cortante é perigoso?

R: Normalmente este fio é utilizado para empinar "papagaio". Em contato com a rede elétrica, pode receber uma descarga elétrica, agindo como um condutor até a pessoa que está segurando o fio cortante, fechando o circuito pela pessoa, o que é extremamente perigoso.

23) Por que o telefone funciona quando falta energia?

R: Por que as empresas de telefonia têm seus geradores próprios, e essa energia gerada é levada pela rede telefônica.

24) Por que as lâmpadas queimam?

R: Por que as lâmpadas têm vida útil estabelecida. Elas são projetadas para durar um determinado tempo, pois o filamento interno vai se estragando com o uso da lâmpada. Por exemplo, em condições normais, uma lâmpada incandescente chega ao final de sua vida útil em aproximadamente 1.000 horas. Já uma fluorescente tem uma vida útil de 8.000 horas. Outras razões: instalação de lâmpadas de tensão inadequada, defeito da própria lâmpada, etc.

25) Quais são as lâmpadas mais econômicas?

R: As lâmpadas mais econômicas são primeiramente as fluorescentes comuns e por último as incandescentes do tipo econômica.

26) Quais são os aparelhos que consomem mais?

R: Em uma residência comum, geralmente a geladeira e o chuveiro elétrico são os eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica.

27) Qual é o consumo médio de uma residência?

R: O consumo médio de energia elétrica varia de região para região. Na ESCELSA, gira em torno de 200 kwh/mês.

28) Como acende a iluminação pública?

R: Cada poste que possui iluminação é equipado com um relé fotoelétrico (fotocélula) que acende as lâmpadas ao escurecer, e as apaga ao amanhecer. Se você viu alguma lâmpada acesa durante o dia, avise a ESCELSA ou a prefeitura, para que o defeito seja reparado, evitando o desperdício de energia elétrica.

 
http://www.bandeirante.com.br
http://www.edp.pt http://www.bandeirante.com.br http://www.enersul.com.br http://www.enertrade.com.br